Assessoria

Além de compartilhar os relatos de projetos de leitura através deste blog, proponho a troca de experiências e qualificação das práticas de mediação de leitura literária através de assessoria, palestras e oficinas sobre o tema para Secretarias de Educação e Cultura, instituições de ensino, e grupos de mediadores de leitura que atuem em bibliotecas e outros espaços de formação de leitores.


Oficina de mediação de leitura

Público-alvo: mediadores de leitura (estudantes, professores, bibliotecários, agentes comunitários, produtores culturais) em atuação em diferentes espaços de leitura (bibliotecas comunitárias, públicas, escolares; salas e cantinhos da leitura; leitura ao ar livre) e outros interessados no tema.

Carga horária: 3h

Temas da oficina:

Política de leitura: ler pra quê? – Mediação de leitura: aproximação sensível entre o livro e o leitor – O perfil do mediador de leitura – O acervo: livros literários e não-literários – Alguns critérios para a constituição do acervo – Práticas de mediação de leitura literária. 


Mediação de leitura de livros infantis
            
O mediador de leitura é um agente comunitário que aproxima, de forma sensível e técnica, o livro literário de seus leitores. Ele pode atuar em diferentes espaços onde a leitura acontece: famílias, escolas, bibliotecas, hospitais, empresas, instituições religiosas, entre outros. Ainda que não exija formação acadêmica, a prática da mediação de leitura é nutrida pela troca de experiências com outros agentes e com outras iniciativas na área, o que lhe permite a atualização de conhecimentos.
Nesta oficina, os participantes são instigados a ler o livro literário para a infância de forma híbrida, percorrendo um itinerário de leitura através do seu texto, ilustrações e projeto gráfico. Além disso, a proposta é criar atividades de mediação de leitura que possam ser aplicadas com o público infantil.

Formação de jovens leitores

Um dos grandes desafios dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental é formar e qualificar a prática leitora dos seus alunos adolescentes. Nesta atividade, os participantes conhecerão os gêneros e temáticas da produção literária para jovens, serão instigados a compreender o modo como os jovens se relacionam com a linguagem e a oferecer estratégias e atividades de leitura que aprofundem a compreensão leitora de seus alunos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário